quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Tekken 6

O sexto jogo principal da franquia Tekken finalmente aterrissou nos consoles, trazendo muito conteúdo além da versão original dos Arcades. A história gira em torno do conflito entre o Zaibatsu Mishima e a Corporação G, com o caos tomando conta de todas as nações ao redor do mundo.
Ao contrário dos jogos anteriores que traziam a porção Beat 'em Up como uma mera distração para os jogadores, Tekken 6 investe pesado no modo de cenários (Scenario Campaign), de tal forma que toda a narrativa é feita através dele.
Ele é composto pela mesma tradicional fórmula do Tekken Force, colocando-o contra uma horda de inimigos que vão desde criaturas robóticas até capangas. A variedade é bem grande. Ao final de cada estágio, você enfrentará um chefe (um dos personagens), que será destravado para uso neste mesmo modo.
Nós discutiremos o resultado desta decisão mais abaixo, mas por ora fique atento a outro detalhe importante: os finais não são mais vistos pelo modo Arcade, e sim pela Arena, que é destravada após a segunda missão.

Aprovado

Recapitulação completa
Não importa se você jogou ou não os outros Tekkens. Neste está presente uma recapitulação completa de todos os acontecimentos anteriores. Não pense em todos os CGs e finais, mas sim em uma compilação estilizada, com traços de desenho.
A narrativa, embora ainda muito centrada no clã Zaibatsu, na corporação G e nos Mishima, ao menos faz um bom trabalho de explicar porque os outros lutadores estão participando do campeonato.
Todos estão na festa
O sistema de combate em Tekken 6 permanece praticamente inalterado (exceto por pequenas modificações listadas mais abaixo), isto é, cada botão frontal do controle corresponde a um membro do corpo, permitindo uma movimentação única nos ringues.
Roupas... Atraentes! Alguns novatos podem se assustar ao verem as listas de golpes e sequências, mas não há motivo para preocupação: os principais e mais perigosos movimentos podem ser realizados de forma simples, através da combinação de três ou quatro botões.
Vale notar que os jogadores podem "descobrir" os golpes apenas apertando deliberadamente os comandos, se divertindo enquanto aprendem.
Aos apaixonados pela técnica
Mas por trás desta relativa simplicidade, Tekken 6 esconde um dos mais completos e robustos sistemas de combates presentes no mundo dos jogos de luta. Os mais experientes podem aproveitar técnicas de quebra de ataques, distribuição de dano em pontos altos, médios e baixos e sequências com mais de dez ataques simultâneos, que exigem muito treino.
Em meio à pancadaria residem inúmeras manobras que envolvem o contra-ataque de puxadas, levantamentos com ataques frontais, reversões de direção em salto, golpes especiais indefensáveis, defesa em posição neutra... A lista vai longe!
Pancadaria insana
Depois que você aprender a ligar os golpes (e se acostumar com as novas variações de cada personagem), perceberá também o quão veloz as partidas se tornam, exigindo respostas em frações de segundos. Se você enjoar de lutar contra a IA, parta para as informações de fantasmas, coletadas de outros jogadores.
Mais violendo que antes
Outra novidade é o sistema Rage. Ao atingir um nível baixo de energia, o lutador passará a ser iluminado por uma aura vermelha, causando praticamente o dobro de dano com golpes. Se você acha isso injusto, lembre-se de que o modo Rage só é ativado quando o adversário está a praticamente um golpe de ser eliminado.
Lutadores não faltam
No modo de cenário os lutadores devem ser destravados (você começa com Lars), mas para os combates tradicionais você conta com a (quase ridícula de boa) quantia de 40 personagens já de início, incluindo lutadores dos títulos passados, além dos que entraram em Dark Ressurection (de PSP), como Dragunov e a bela Lili.
Também não pense que as adições são personagens "baratos", sem valor, muito pelo contrário:
  • Lars destrói os oponentes se bem utilizado, indo de um lado para o outro da tela em frações de segundo e realizando combos mortais para o adversário que está no chão ou no ar.
  • Alisa se utiliza de seus impulsores para criar sequências de ataques que a protegem de contragolpes. Por trás dos traços angelicais da androide também se escondem motosserras, braços destacáveis e cabeças explosivas.
  • Miguel não é o mais versátil, mas arrebenta as defesas adversárias com força tremenda.
  • Bob, apesar de gordo, é extremamente ágil (de acordo com a história ele projetou seu corpo para ter força e velocidade ao mesmo tempo, tanto que em seu final fica desesperado), tornando-o um adversário perigoso e imprevisível graças aos seus saltos.
  • Leo tem golpes diretos, rápidos e destemidos, capazes de nocautear qualquer adversário desprevenido em segundos.
  • Zafina muda de postura com cada movimento, o que a torna uma serpente venenosa nas mãos certas. Para esta porção de Tekken 6, só temos elogios aos designers!
Uau! Quebrou!
Não se assuste se durante uma longa sucessão de ataques o cenário literalmente despencar pelos ares. Um dos pontos mais interessantes trazidos por Tekken 6 é a variação nos ringues: alguns terão ciclos entre dia e noite, outros se quebrarão por inteiro, enquanto um em especial traz um jipe voando em direção à câmera logo no início do combate.
Motion Blur na medida certaSnake?!
Tekken 6 é indiscutivelmente o mais bonito da série, o que já era esperado dadas as plataformas para as quais ele foi projetado. Isso não significa que ele é o mais belo do gênero (por problemas sérios que trataremos mais abaixo), mas alguns pontos chamam a atenção dos jogadores.
O primeiro deles é a modelagem dos personagens, que possuem Shaders convincentes para as roupas. Em tomadas de close você adorará o resultado. O segundo é o uso da técnica de Motion Blur, ou desfoque de movimento. Ela é aplicada especificamente a alguns pontos do cenário e dos personagens, deixando a movimentação e os golpes muito mais convincentes.
Visuais excêntricos
A personalização no título é praticamente infinita e vai muito além das simples roupas iniciais. Você pode obter peças para todas as partes do corpo, mudar o visual (cabelo, pele, olhos), investir em kits de armaduras e até mesmo adquirir armas, que vão de porretes espinhados até metralhadoras.
Muitos dos figurinos foram produzidos por autores famosos do mundo dos animês, sem contar a parceria com a TapouT. Acredite: com algumas das peças não é só Yoshimitsu que fica assustador. Isso é visível principalmente com a forma robótica de Kazuya.
Roupa rosa com um porrete espinhado da morteMas de nada adiantaria ter todo este conteúdo se não houvesse razão para obtê-lo, correto? Por isso a Namco tratou de introduzir variáveis para cada peça, a exemplo de bônus para o dano, mais defesa e muitas outras possibilidades. A sua composição de figurino também valerá em partidas online, mas sem os efeitos adicionais de força.
Socorro! Tem um robô gigante na minha tela!
escala para o título é ambiciosa, e isso se reflete — ainda que de forma hilária — nos oponentes. Tomemos como exemplo primordial Nancy-MI847J, robô de guerra criado pelo Zaibatsu Mishima. Ele é mais alto que a própria tela e é capaz de pisoteá-lo, perfurá-lo e ainda dispara mísseis que exigem evasão rápida.
O mesmo vale para o chefe final, Azazel, que é maior do que Jinpachi, Ogre em sua forma final e qualquer outro adversário já visto na série. É muito divertido observar os golpes e movimentos desta criatura cristalina, sem contar que ela possui a mais bela modelagem (e efeitos) de todo o game.
E aos que estão frustrados com a dificuldade: não deixem a raiva controlar seus corpos. Ao invés disso, invistam em combos curtos (de três golpes) ou em voadoras que sejam capazes de derrubar o chefão no chão. Apenas certifique-se de que a defesa não está aberta a contra-ataques!
Treinamento robusto
Uma boa ideia antes de partir direto para a ação é conferir as mudanças nos golpes e relembrar os comandos. Para isso existe o modo de treino de Tekken 6 (Practice Mode), que mostra dados importantíssimos para o jogador.
Alguns exemplos incluem os fatores de dano de acordo com a postura do adversário (medido em porcentagem) e também a altura do golpe, entre baixo médio e alto. O entendimento desta altura é crucial no game, uma vez que golpes podem ser usados para atacar adversários que vêm pelo ar ou os que estão caídos e prensados contra a parede.

Reprovado

LO... AD... IN... ... ... ... G...
Nós pretendíamos... Jogar rapidamente... Algumas partidas no modo... Versus... Mas... As coisas... Demoraram... Um... Pouco mais, além... Do esperado.
Não gostou de ler a frase acima? Infelizmente foi exatamente assim que nós nos sentimos ao tentar jogar Tekken 6. Em qualquer modo e para qualquer evento, há uma tela de carregamento, e antes dos combates elas realmente custam a desaparecer. Quase o suficiente para desanimar o jogador.
Na versão para PlayStation 3 o problema é ainda maior e só pode ser contornado com a instalação (que não é obrigatória), mas se prepare, pois ela consome mais que 4 GB do seu disco rígido!
LAAAAAG!
Em primeiro lugar: boa sorte ao tentar jogar Tekken 6 online. Em nossos testes poucas foram as tentativas bem-sucedidas de criação de partidas, rankeadas ou não. E para as que “pescaram” uma conexão, o resultado foi desastroso, com um atraso notável entre a entrada dos comandos e a resposta na tela.
Outro problema é que não há muita variação na porção online de Tekken, e o Scenario Campaign não aceita partidas em dois jogadores offline. O jeito é se virar com Alisa controlada pelo computador.
Nada de 720pUm golpe bem dado é muito satisfatório
A primeira decepção com o departamento gráfico de Tekken 6 ocorre frente à resolução do jogo durante as lutas: apenas 1024 x 576 pixels. No Xbox 360 isso pode ser alterado para 1365 x 768 pixels, mas a mudança leva à desativação do desfoque de movimento, ou seja, não vale a pena.
Esta diminuição foi a opção da Namco para manter a taxa de quadros por segundo cravada na marca de 60. Enquanto nós apreciamos a fluidez dos combates, ficamos tristes com o resultado visual: o potencial dos personagens e dos gráficos não é complementado.
Outra consequência grave da diminuição da resolução é o aumento nos serrilhados que saltam pela tela. É como se tivéssemos Crysis rodando com as configurações máximas, mas em uma resolução de 1024x768 em um monitor Full HD.
Inconsistências por todos os lados
Os cenários são, em sua grande maioria, simplórios em termos de efeitos especiais. A água se comporta de forma errática, sem espirros com o impacto, além de parecer uma piscina de mercúrio. Em um ringue em específico (com o mar ao fundo) é possível ver os polígonos nas ondas.
A questão dos gráficos se agrava ainda mais quando tratamos da campanha em cenários. Nas fases corridas, os ambientes apresentam os piores efeitos de todo o título, com paisagens que parecem com os gráficos de Resident Evil 4 em alta definição. Baixa qualidade de texturas, iluminação nada convincente... A lista continua.
Beat 'em Up sem sucesso
Isso aí é água, amigoMas o pior problema do modo de cenários não é o visual: a jogabilidade tradicional se perde com tantos inimigos na tela, tornando a movimentação confusa, nada natural e imprevisível. Além disso, a câmera ainda parece gostar de balançar para todos os lados, nas piores situações possíveis (isto é, quando um Jack está prestes a enfiar a mão na sua cara).
O que impulsiona o jogador a atravessar este modo é a coleta de itens especiais (que já citamos acima) e a história, narrada integralmente por aqui. Aliás, aqui temos uma pergunta para os desenvolvedores: como é que um personagem falando em inglês conversa normalmente com outro que fala em japonês?
O que eu estou ouvindo?
A trilha sonora é como uma salada de frutas. Existem muitas faixas compatíveis com a emoção dos combates, mas outras parecem ter sido colocadas no disco de piada. Isso quebra toda a ambientação e chega a distrair os jogadores mais sérios.

Vale a pena?

Tekken 6 não está livre de falhas, muito pelo contrário: a sensação é de que a grande continuação merecia mais capricho para o lançamento nos consoles desta geração. Isto é visível principalmente quando falamos do Scenario Campaign, que chega a ser frustrante pela jogabilidade truncada e pelo posicionamento da câmera.
Mas a força do título reside justamente em suas raízes, isto é, nos combates tradicionais, que estão mais viscerais do que nunca. Há personagens para todos, estilos de todas as naturezas e uma lista de golpes que fará com que o jogador se prenda por muito tempo ao aprendizado.
O rei do punho de ferro
E se o que você espera de um jogo é conteúdo, se prepare, pois isso é o que Tekken 6 traz de sobra. Roupas, estilos, personalização, missões, finais, filmes, sistema de nivelamento e informações de lutas de outros jogadores são apenas alguns dos exemplos do que você encontrará pela frente.
Não importa se você já é fã de Tekken ou se vai experimentá-lo pela primeira vez, a diversão é garantida para todos os gostos.

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